Com tantas amigas vivenciando o mesmo momento o assunto entre nós não poderia ser outro, amamentação.
Umas dizem ser um momento muito prazeroso, outras nem tanto. O fato é que não sou uma pessoa radical e acredito sim que exista uma diferença para essa sensação.
Tantas coisas envolvem esse momento:
- A forma como o bebê abocanha o seio, chamada de "pegada".
- A sensibilidade do seio. Umas mães tem o seio mais sensível outras mais resistente e as pomadas ajudam muito a preparar o seio nos meses que antecedem o nascimento do bebê e até mesmo durante os meses de amamentação. Já as conchas de silicone são úteis para dar forma ao bico do seio facilitando a pegada correta.
- O momento que a pessoa está vivendo também contribui positiva ou negativamente. É preciso concentração, dedicação, tempo e para isso o cansaço e até mesmo o ambiente aonde você irá dar de mamar deverá ser calmo e tranquilo para que o bebê não fique agitado e para que você se concentre para que o leite possa "descer". Caso queira mais informações sobre isso procure ler sobre ocitocina (chamado de; hormônio do amor)
- É fato também que existe diferença no tempo de descida do leite logo após o parto. No parto normal acontece mais naturalmente, já na cesária não. Para mais detalhes clique aqui.
- É preciso ingerir muita água, muita mesmo. Antes e depois das mamadas e ter uma alimentação saudável.
- A almofada de amamentação também ajuda muito a dar conforto na hora da mamada.
- Alguns médicos indicam o uso de medicamentos que auxiliam no período de amamentação. Procure saber com o seu médico!
No meu caso, na primeira gestação fiz tudinho como manda o figurino. Já agora, na segunda, acabei relaxando um pouco e hoje sinto a diferença. Estava com menos leite no início e agora estou novamente atenta à quantidade de água, alimentação, concentração (pois quando se tem uma criança em casa fica mais complicado dar atenção para uma e amamentar outra.), pomadas e etc.
E para você que ainda não tinha visto, essa é a Maitê minutos após seu nascimento. Coisa linda, não é!
Ah! Sim, ela mama muito e até o momento com um intervalo de 2h entre as mamadas.
Maitê e eu.
Dri, que lindo post! E muito útil também...
ResponderExcluirUma coisa que me ajudou, foi saber que o período de adaptação a amamentação é de mais ou menos 1 mês. Pois aguentei firme no primeiro mês, achando bem difícil...mas as coisas foram se ajeitando, e depois melhorou muito. A gente aprende, não é? Como tudo na vida...E vale muito, muito a pena!Parabéns por tudo! Pelas suas meninas, pelo blog...por tudo!Beijos Letícia